Brasil

Brasil

28 de setembro de 2010

Uso da Insulina



Vamos conhecer um pouco mais sobre este medicamento, através da pesquisa a seguir:



Diabetes: orientações para quem usa insulinaA insulina é um hormônio fabricado naturalmente por algumas células localizadas no pâncreas. Pessoas portadoras de Diabetes que necessitam utilizar insulina, o fazem porque seu organismo não a produz ou produz em quantidade insuficiente, necessitando de complementação diária.
A insulina é um MEDICAMENTO!!!
Surgiu para salvar vidas. Antes de sua descoberta, as pessoas afetadas pela diabetes morriam à mingua, sem que se pudesse fazer nada por elas.
Como todo medicamento, a insulina só deve ser utilizada quando prescrita por um médico.
O uso da insulina não cura o Diabetes, pois essa é uma doença crônica, onde a cura ainda não foi descoberta. Assim, ela deve ser administrada todos os dias, às vezes, mais de uma vez ao dia. Sua ação é de redução dos níveis de glicose do sangue, protegendo a pessoa das complicações da doença.
Existem vários tipos de insulina. As mais usadas atualmente são as insulinas humanas tipo NPH, de ação mais lenta e a regular de ação rápida, utilizada para correção da glicemia elevada.
A concentração das insulinas no Brasil vem em U-100, isto é, para cada 1ml correspondem 100 unidades de insulina. Elas se apresentam em frascos de 10 ml, logo, contendo 1000 unidades para utilização em seringas.
Os frascos fechados de insulina devem ser armazenados em geladeira entre 2º a 8ºC, fora da embalagem térmica ou de isopor, longe do congelador, de preferência na gaveta ou próximo a ela, longe da porta também, pois lá não temos como manter uma temperatura adequada.
Uma vez congelada, a insulina perde suas propriedades de tratamento, podendo ser desprezada.
Se a insulina não puder ser guardada em geladeira, procure um lugar fresco, limpo e que não pegue sol diretamente para armazená-la. Ela pode ser mantida em temperatura ambiente, entre 15º e 30ºC.
Uma vez aberto o frasco de insulina, ele deverá ser utilizado no período de 30 dias, por isso, para seu controle, marque a data de abertura no frasco.
Evite transportar o frasco de insulina quando a temperatura ambiente estiver acima de 40ºC e use sempre uma caixa de isopor ou bolsa térmica. Se o transporte for de longa distância, além da embalagem térmica, utilize gelo reciclável separado do frasco de insulina por isolante para evitar seu congelamento. Nunca utiliza gelo seco.

Para a aplicação da insulina:
• Inicialmente, lave suas mãos cuidadosamente;
• Retire o frasco de insulina da geladeira de 10 a 20 minutos antes, pois a insulina gelada causa dor e irritação após a aplicação;
• Separe todo o material que irá utilizar: seringa, agulhas, algodão e álcool 70%;
• Gire o frasco de insulina leitosa (NPH) com movimentos suaves das mãos, sem agitar, pois o excesso de agitação também torna a substância inútil. Ela não deve espumar;
• A insulina transparente (Regular) não necessita de homogeneização prévia;
• Promova a desinfecção da tampa emborrachada do frasco de insulina com algodão embebido em álcool 70%;
• Pegue a seringa de insulina e puxe o êmbolo até a graduação correspondente à dose prescrita, tomando o cuidado de não tocar na parte interna do êmbolo;
• Retire o protetor da agulha e injete o ar dentro do frasco até o final. A introdução de ar no frasco facilita a aspiração e ajuda na retirada correta da dose de insulina;
• Sem retirar a seringa vire o frasco de cabeça para baixo e puxe o êmbolo até a dose prescrita. Se bolhas de ar aparecerem, dê pequenos golpes na seringa com as pontas dos dedos. Quando as bolhas saírem confira se a quantidade de insulina aspirada é a prescrita e, se necessário, corrija;
• Retire a seringa com a agulha do frasco e proteja-as, preparando-se para a aplicação.
Locais de aplicação de insulina:
Face anterior e lateral externa da coxa, face posterior do braço, quadrante superior lateral externo das nádegas e regiões lateral direita e esquerda do abdome, de 4 a 6 cm distante da cicatriz umbilical como na figura:
É muito importante fazer o rodízio do local de aplicação visando a melhor absorção da insulina e a prevenção de complicações como a lipodistrofia.

Deve-se organizar as aplicações por região escolhida, explorando uma determinada área até que se esgote as possibilidades de aplicação, respeitando-se o intervalo de 2 cm entre aplicações em um mesmo local.
A aplicação feita no abdome é a de maior velocidade de absorção, seguida dos braços, coxas e nádegas.
Não é aconselhável realizar a aplicação de insulina logo após a prática esportiva, pois o fluxo sanguíneo está aumentado, o que aumenta a velocidade de absorção.
Técnica de aplicação de insulina:
• Com as mãos limpas e a insulina já preparada, limpe o local escolhido para aplicação com algodão;
• Faça uma prega cutânea na pele do local escolhido e introduza a agulha em ângulo de 90 graus soltando a prega logo após;
• Injete a insulina delicadamente e retire a agulha da pele.
O descarte da seringa e agulha não deve ser feito no lixo normal, pois pode machucar quem recolhe e manipula o lixo.
Arrume uma garrafa plástica usada (a melhor é a de água sanitária) e vá descartando ali suas agulhas e seringas. Quando a garrafa estiver cheia, tampe-a e leve ao posto de saúde mais próximo de sua casa para que eles possam descartar no local apropriado.
Seringas e agulhas descartáveis de insulina podem ser reutilizadas em nível doméstico, desde que guardados alguns cuidados como a higiene das mãos e a proteção da agulha com sua capa própria.
Cuidado para não se machucar na hora de re-encapar a agulha. Se você estiver fazendo a insulina em alguém, peça para a própria pessoa re-encapar a agulha.
O Ministério da Saúde considera possível a reutilização das seringas pela mesma pessoa até oito aplicações em ambiente doméstico. Em caso de hospitais, unidades e postos de saúde exija sempre uso único de seringas e agulhas.
Em casa, as seringas e agulhas podem ser guardadas em local limpo á temperatura ambiente ou junto com a insulina na geladeira.
Na reutilização da agulha, não é necessária a limpeza com álcool, pois este retira a camada de silicone da agulha, o que torna a aplicação mais dolorosa.
Para quem usa canetas para aplicar insulina:
• Prepare a insulina e os materiais como já descrito acima;
• Retirar a tampa da caneta;
• Separe a caneta em duas partes (corpo e parte mecânica);
• Gire o parafuso interno até ficar completamente dentro da parte mecânica;
• Acomode o refil de insulina no corpo da caneta;
• Recoloque a parte mecânica ao corpo da caneta;
• Conecte a agulha na caneta;
• Selecione 2 unidades e pressione completamente o botão injetor. Repita a operação até o aparecimento de uma gota de insulina na ponta da agulha;
• Selecione o número de unidades de insulina necessárias;
• Introduza a agulha no subcutâneo;
• Pressione o botão injetor;
• Após a administração, aguarde 5 segundos antes de retirar a agulha;
• Retire a agulha e pressione o local por mais 5 segundos;
• Retire e descarte a agulha utilizada;
• Recoloque a tampa da caneta;
• Guarde a caneta em uso em temperatura ambiente (nunca poderá ser guardada no refrigerador)
Abaixo você assiste a um filme de aproximadamente 14 minutos sobre a aplicação de insulina, apresentado pelo Dr. Walter Minicucci.
A produção é uma iniciativa da Editora Lua.
http://www.youtube.com/watch?v=YBS_B9I8W54

Dicas úteis no uso da insulina.

Como a insulina deve ser armazenada ? A insulina pode ser armazenada em temperatura ambiente. Ela permanece em boas condições por 30 dias em um lugar frio e seco (2,5°C - 30°C). Ampolas não abertas de insulina devem ser armazenadas em geladeira e são válidas até a data de validade da caixa. Uma vez aberta, a ampola de insulina mantida em geladeira é válida por três meses ou um mês se estiver fora da geladeira.


Quando a insulina se torna "ruim" ? Não utilize a insulina Regular se ela se tornar turva e/ou expirar a validade. Não use a insulina NPH ou Lenta se ela cristalizar ou aparecerem depósitos na parte inferior da ampola, se ela congelar, ou se expirar a validade.


O que acontece se eu trocar a minha insulina ? Mudanças no tipo e/ou fonte da espécie podem resultar na necessidade de uma alteração na dose. Qualquer alteração de insulina deve ser feita apenas sob supervisão médica.

E sobre misturar insulinas ? Regular e NPH - injetar imediatamente após a mistura. Regular e Lenta - injetar imediatamente após a mistura, evite misturar e guardar para uso posterior. Regular e Ultra Lenta - misture e injete em até 5 minutos ou aplique em duas injeções diferentes. Seja coerente em sua escolha.


Como eu jogo fora as seringas ? Jogue fora imediatamente após o uso em um recipiente opaco, resistente a perfuração e durol. As seringas não devem ser reembaladas antes de serem jogadas fora. Não existe a necessidade de se quebrar a agulha após o uso e não é recomendado, mas se desejar fazê-lo, você deve utilizar um aparelho específico que pode ser comprado em farmácias. Quando o recipiente estiver quase cheio, ele deve ser coberto, lacrado e jogado fora conforme normas de despejo de material hospitalar.


Eu posso reutilizar as seringas ? As seringas devem ser utilizadas apenas uma vez, por causa da esterilização e a seringa reutilizada não é garantida. Entretanto, para alguns esse procedimento parece ser seguro e prático. Se na opinião de seu médico a múltipla utilização da seringa é aceitável, ele não deve durar mais que um dia e os seguintes procedimentos devem ser tomados: Armazene a seringa em temperatura ambiente. Coloque o protetor da agulha quando não estiver usando. Não embeba a agulha no álcool. Mantenha a seringa seca e limpa. Sopre a seringa com ar para evitar que a agulha entupa. Jogue fora se a agulha entortar ou encostar em outra superfície que não a pele. Certifique-se que a região em torno do local da aplicação não possui nenhum tipo de irritação ou infecção.
---------------------------------------------------------------------------

O uso de insulina pode causar hipoglicemia. Em terapias que visam a redução abrupta da glicemia ou injetar uma dose e não se alimentar.
A hipoglicemia causa :
Tremores, ansiedade, nervosismo
Palpitações, taquicardia
Sudorese, calor
Palidez, frio, languidez
Pupilas dilatadas
Fome, borborigma ("ronco" na barriga)
Náusea, vômito, desconforto abdominal
Atividade mental anormal, prejuízo do julgamento
Indisposição não específica, ansiedade, alteração no humor, depressão, choro, medo de morrer
Negativismo, irritabilidade, agressividade, fúria
Mudança na personalidade, labilidade emocional
Cansaço, fraqueza, apatia, letargia, sono, sonho diurno
Confusão, amnésia, tontura, delírio
Olhar fixo, visão embaçada, visão dupla
Atos automáticos
Dificuldade de fala, engolir as palavras
Ataxia, descoordenação, às vezes confundido com embriaguez
Déficit motor, parálise, hemiparesia
Parestesia, dor de cabeça
Estupor, coma, respiração difícil
Convulsão focal ou generalizada
----------------------------------------------------------------------------------
A insulina é uma importante aliada de sua saúde.
Conhecer um pouco mais sobre ela e tirar vantagens desse conhecimento, colocando-o em prática no seu dia-a-dia, contribui para sua auto-suficiência e qualidade de vida.
Insulina é um hormônio necessário ao metabolismo normal de carboidratos, proteínas e gorduras.
A insulina é obtida por extração em pâncreas bovino e suíno ou produzida quimicamente, idêntica à insulina humana, por tecnologia do DNA recombinante, por modificação química da insulina suína. Análogos de insulina são desenvolvidos pela mudança da seqüência de aminoácidos na molécula de insulina.
A insulina é disponível nos tipos de ação rápida, curta, intermediária e longa, que podem ser aplicadas separadamente ou misturada na mesma seringa. Insulina Regular é de curta ação. Insulina Lenta e NPH são intermediárias. Insulina Glargina e Ultralenta, são de longa ação.
Existem preparações que misturam proporcionalmente quantidades predeterminadas de insulina de ação intermediária e de curta ou rápida ação (ex. 70% NPH / 30% regular).
Diferentes tipos e espécies de insulina têm propriedades farmacológicas diferentes. A mudança de espécie de insulina em farmácia ou posto de saúde não deve ser feita sem prescrição de um médico, e deve ser informado ao paciente que tipo de mudança está sendo feita.
Estocagem. A insulina em uso deve ser mantida em temperatura ambiente, para limitar irritação no local da injeção, o que pode ocorrer se a insulina estiver fria. Já os frascos que não estiverem em uso devem permanecer refrigerados, evitando-se temperaturas menores que 22º C ou maiores que 30º C.
Recomenda-se que o paciente inspecione o frasco antes de cada aplicação para verificar mudanças físicas (congelamento, precipitação ou mudança na clareza ou cor). Exame visual deve mostrar que as insulinas rápidas e de curta duração, assim como a Glargina, são claras e transparentes, e os outros tipos, uniformemente turvos (cor de água de arroz).
Seringas. Devem ser utilizadas seringas com graduação para unidades de insulina.
As seringas para insulina possuem capacidade para 0,3; 0,5 e 1 ml; que aplicam até 30; 50 e 100 unidades, respectivamente.
As seringas nunca devem ser utilizadas por duas ou mais pessoas, pelo risco de transmitir doenças (ex. AIDS). Ao se viajar para outro país, leve estoque de seringas, que podem não ser encontradas no país de destino.
Reutilização. Um item importante a ser lembrado, quando se pensa em reutilizar seringas e agulhas, é a possibilidade de não se ter garantida a esterilidade. A maioria das insulinas tem aditivos bacteriostáticos que inibem o crescimento das bactérias comumente encontradas na pele. Portanto esta reutilização pode levar a um maior risco de infecção, em especial para alguns indivíduos.
Alternativas à seringa. Vários tipos de aparelhos parecidos com canetas estão disponíveis no mercado, dentro dos quais se colocam frascos especiais de insulina, para ser administrada através de agulhas especiais.
Em muitos pacientes estes aparelhos têm demonstrado melhor acerto nas aplicações de insulina e na aderência ao tratamento.
________________________________________
COMO CONSERVAR E TRANSPORTAR SUA INSULINA
Para garantir as propriedades da insulina é necessário que o transporte e o armazenamento seja feito de maneira adequada. Veja as orientações abaixo:
Transporte
Por até 7 dias é permitido transportar insulina sem refrigeração, seguindo as recomendações abaixo:
• Não expor a temperaturas acima de 40ºC;
• Nunca expor diretamente ao sol;
• Preferir transporte noturno;
• Nunca congelar;
• Não transportar com gelo seco;
• Não deixar o veículo estacionado ao sol;
• Colocar na geladeira, logo que chegar ao destino;
Em viagem
• Transportar em caixa de isopor ou bolsa térmica (não colocar gelo);
• Se não tiver isopor ou bolsa térmica, leve a insulina junta a você, onde não receba luz solar;
• A insulina que está em uso deverá ficar no lugar mais fresco da casa, em temperatura ambiente (entre 15º a 30ºC).
Em casa
• Não congelar;
• Não expor à luz solar:
• Não expor à temperaturas altas (ex. 40ºC);
• Armazenar na geladeira (porta ou parte inferior) em temperatura entre 2º e 8ºC.


Fonte: Alguns sites da wrb.


-----------------------------------------------------------------------------------
INSULINA INALÁVEL. VEJA QUE INTERESSANTE:

Insulina Inalável – Já é uma realidade?
A resposta por mais surpreendente que pareça, é sim. Entretanto, não é possível adquirí-la em uma farmácia, associação de diabetes ou loja especializada, pois a Insulina Inalada ainda está em fase de teste.
Diferente do que normalmente ouvimos sobre suprimentos para diabetes que estão em fase de teste, que ninguém nunca viu, poucos têm alguma informação confiável e que aparecerão no mercado em 10 ou 20 anos, a Insulina Inalada já está em fase final de testes e muitas pessoas já estão usando, dentro de protocolos de pesquisa.
No Brasil, a Insulina Inalada que está sendo testada é a EXUBERA, a qual já estou usando há aproximadamente 6 meses. Os investimentos em Insulina Inalada pelo mundo são muito grandes e já existem, pelo menos, quatro diferentes marcas sendo testadas, que são as seguintes:
EXUBERA – Insulina inalada em pó, desenvolvida pela Aventis, Pfizer Pharma em cooperação com a Inhale Therapeutics System.
AERx – Insulina humana líquida em aerosol, desenvolvida pela Novo Nordisk e Aradigm Corporation.
AIR – Droga com tecnologia de dispersão pulmonar, desenvolvida pela Eli Lilly e Alkermes.
AERODOSE – Micropartículas secas dispersas por um sistema de cartuchos, desenvolvida pela Aerogen, Disetronic e Pharmaceutical Discovery.

Decepcionando a expectativa de muitos, a Insulina Inalada não substitui todas as aplicações de insulina, porque esse tipo de insulina é de ação exclusivamente ultra-rápida, como a lispro ou aspart, obrigando seus usuários a continuarem se aplicando a insulina de ação lenta ou basal (NPH, L, U).

Insulinas inaláveis de ação lenta ainda estão em fase de testes mais atrasados. De qualquer forma, para quem prefere evitar algumas aplicações, a Insulina Inalada acaba sendo uma boa opção.

Contudo, o uso dessa insulina não é para qualquer um. Para participar do protocolo de pesquisa é necessário passar por uma série de testes, como o de capacidade pulmonar. Assim, quem tem uma baixa capacidade pulmonar não pode utilizar esse tipo de insulina.

Uma dúvida muito freqüente, também, é a forma de inalação. A Insulina Inalada não é aspirada por via nasal e, sim, por via oral. Quanto aos efeitos colaterais, posso dizer que no meu caso, ao começar a usar essa insulina, como deve ocorrer com a maioria, houve algum incômodo, como: tosses ao inalar e dificuldade de inalar quantidades um pouco maiores. Porém, depois de um mês meu organismo já estava totalmente adaptado e aceitando a inalação sem incômodos.

Mas então, por que a Insulina Inalada ainda não está sendo comercializada? Diversos testes por todo o mundo já foram realizados, o que nos deixa mais tranqüilos em fazer parte do protocolo, e não houveram intercorrências graves descritas.

Contudo, para a aprovação final, está sendo realizado este teste em diversos países do mundo, durante dois anos, para certificar, de uma vez por todas, que o uso prolongado da Insulina Inalada é seguro.

Assim, ficamos aguardando e torcendo para que em breve essa nova possibilidade de tratamento do diabetes seja aprovada e esteja disponível para todos.

Fonte: Jornal da ADJ
www.adj.org.br
Colaboração: Mark Thomaz Ugliara Barone (Diretoria Jovem da ADJ)


---------------------------------------------------------------------------------------------

Aqui está uma receita deliciosa indicada também para quem é diabético, experimente! foi enviada por NOURA

BOLO DE BANANA SEM AÇUCAR E SEM FARINHA.

* 4 bananas prata ou nanica bem maduras (quase a ponto de estragar mesmo, tem que ser bem madurinha)
* 1/2 xícara de uvas passas sem caroço
* 3 ovos
* menos que 1/2 xícara de óleo
* 2 xícaras de aveia ( pode ser em grãos finos ou grossos)
* 2 colheres (sopa) de fermento em pó

Bater no liquidificador as bananas, a uva passa, os ovos e o óleo. Numa tigela colocar essa mistura e acrescentar a aveia e o fermento mexendo bem devagar. Untar uma fôrma e levar ao forno por 20 minutos.

O bolo fica bem docinho por causa das bananas bem maduras e da uva passa, por isso não é necessário açúcar, nem adoçante. E para eliminarmos esse carboidrato simples que é a farinha de trigo, substituímos por aveia que contém fibras, é muito mais nutritiva e o melhor: não engorda

3 comentários:

  1. eu uso insulina e fumo tem algum problema

    ResponderExcluir
  2. um diabético dependente de insulina pode fumar

    ResponderExcluir
  3. Para sua resposta, veja o que dizem os especialistas:

    Não fumar nos 30 minutos seguintes à aplicação da insulina.
    "O fumo é considerado um dos importantes fatores dos riscos cardiovasculares, potencializando as complicações do diabetes.
    Hoje, quem tem diabetes se equipara a ser portador de doença cardiovascular. O uso do cigarro faz com que haja uma progressão da doença cardiovascular muito mais rápida", afirma o especialista. Sobre a relação entre o cigarro e a insulina, o endocrinologista diz que o fumo estimula a liberação de hormônios que podem causar a redução dos vasos sangüíneos, o que por sua vez pode aumentar a pressão arterial, sobrecarregar a função do coração e agravar a insulino-resistência. O fumo dificulta a ação da insulina na sua atividade hipoglicemiante.

    Parar de Fumar se Faz Necessário!

    ResponderExcluir

"A arte de não adoecer"


Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos"

Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

Se não quiser adoecer - "Tome decisão"

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - "Busque soluções"

Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências"

Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - "Aceite-se"

A rejeição de si próprio, a ausência de autoestima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer - "Confie"

Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer - "Não viva sempre triste"

O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. "O bom humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia.

Dr. Dráuzio Varella

London - Julho de 2004

London - Julho de 2004

MEIO TUDO

"Li uma pequena mensagem outro dia que me fez refletir bastante a respeito das atitudes de muitas pessoas, as atitudes “meio tudo”. Afinal de contas, o que é “meio tudo”? São pessoas que nunca se comprometem 100% com alguma coisa ou sempre se colocam com uma postura de receio. Esse cenário é muito mais comum do que se pode imaginar, pode ter certeza disso. Eis a mensagem inspiradora que li… Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou as bata de uma vez. Porque por meias entradas entram meias felicidades".
Flora Figueiredo
Um dos cenários mais comuns onde se vê atitudes “meio tudo” está no campo dos relacionamentos, principalmente para os homens. Existem muitos homens que simplesmente retiram do seu vocabulário a palavra “compromisso”, fogem dessa palavra como um gato foge da água fria. Essa cena clássica pode ser resumida em uma palavra, MEDO. Medo do compromisso com uma garota. A grande maioria desses homens tem uma autoestima tão baixa que sabem que não conseguirão encantar e fascinar uma única garota por muito tempo, com isso, usam o caminho do “meio tudo” para xavecar com muitas garotas, querem aprender truques e mais truques para conquistar garotas, mas fica tudo na superficialidade, conquistam usando esses truques e depois de alguns minutos ou dias acontece algo muito simples, mas que praticamente todos esses caras não percebem. As garotas com que saem vão perdendo o interesse por eles naturalmente. Eles ligam e elas não atendem o celular, ou atendem e inventam desculpas esfarrapadas para não saírem com eles (o que concordo plenamente). Elas fazem isso para se livrarem de entrar em “barcos furados” e se arrependerem depois. Tudo isso é simplesmente resultado de uma atitude “meio tudo”. A maior parte das mulheres têm uma espécie de “sexto sentido” e percebem facilmente quando alguém está usando uma máscara, ou está só na base de truques baratos. O resumo dessa história é que esses caras ficam com uma, duas, três, dez, vinte mulheres, mas continuam sempre infelizes, porque ao invés de se entregarem por completo a alguém e com sinceridade, se usam de máscaras e truques que só levam a mais infelicidade. Essa é a dica que dou para os homens. Não queiram conquistar garotas usando truques! Isso nunca vai dar certo! Só se pode conquistar uma garota verdadeiramente e com todas as letras sendo você mesmo, sem máscaras, sem subterfúgios. A felicidade é um dos temas mais discutidos desde que o mundo é mundo. Mas o que eu digo é simples. A felicidade com certeza vem com muito mais facilidade para as pessoas que são sinceras e que não tem medo de ser quem são. Posso falar isso por mim mesmo. Quando eu era garoto tinha um enorme complexo de inferioridade, achava que os outros eram melhores do que eu, mais capazes do que eu, mais bonitos do que eu, etc. O resultado disso tudo é que eu não me sentia plenamente feliz. O que eu fiz foi uma reflexão profunda sobre a minha pessoa e fui vendo o que eu tinha de bom e de ruim, e fui me trabalhando. Tentando reforçar o que tinha de bom e eliminar pouco a pouco o que tinha de ruim. Sempre com muita sinceridade em relação a todos os meus sentimentos. E também aprendi a viver o hoje. Sempre falo nos meus textos que o hoje é a única coisa que existe, e é mesmo. Depois que mudei a minha filosofia de vida a felicidade bateu na minha porta e entrou pra ficar. Fiz comigo o que essa mensagem sugere, abri as portas da minha vida por completo, não deixei minhas portas entreabertas, assim posso afirmar que tudo na minha vida mudou. Essa é a grande mensagem que quero deixar hoje. Não vamos deixar as nossas portas entreabertas e eliminemos da nossa vida as atitudes “meio tudo”, atitudes “meio tudo” são para pessoas “meio tudo”. Vamos fazer parte do time das pessoas plenas e conscientes.
Por Isaias Costa

DEFINIÇÕES

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria. E só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois "Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

Acredite na vida!

Acreditar que a nossa vida não é melhor ou pior do que a de ninguém. Nunca sentir-se maior ou menor, mas igual. Fazer o bem sem olhar à quem e não esperar nada em troca, é uma maneira de encontrar a felicidade.

Procurar sorrir sempre, mesmo diante das dificuldades e não se envergonhar das lágrimas, diante da necessidade, é outra maneira de irmos ao encontro dela. Ser humilde, prestar favores sem recompensas, abrir as mãos e oferecer ajuda, é uma maneira de buscar a felicidade.


Chorar e sofrer, mas lutar e procurar vencer, sem deixar o cansaço te derrotar, nem o desânimo ou o preconceito te dominar, é uma maneira de ganhar a felicidade. Aprender à defender seus ideais e a amar seus semelhantes, à conquistar seus amigos pelo que é e não pelo que queiram que seja, é mais uma maneira de abraçar a felicidade.


Saber ganhar e saber perder, é uma rara conquista, mas você consegue. Tenha fé, acredite em Deus!!! Viva cada momento de sua vida como se fosse o último. Faça de sua vida uma conquista de vitórias, uma virtude e aproveite tudo o que ela te der como oportunidade. Mesmo sofrendo, sofra amando. Pois é através do amor que você encontrará as chaves para abrir as portas da felicidade...

"AME A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO"



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


xxxxxxxx

xxxxxxxx

Case-se

CASE-SE COM ALGUÉM QUE…

Case-se com alguém que te aceite exatamente do jeito que você é, alguém que te respeite e te ame mesmo cheio de defeitos, alguém que se mantenha calmo enquanto está estressado e que te escute quando ninguém mais parece ouvi-lo.
Escolha alguém que te acompanhe no jogo de futebol e alguém que deixaria o precioso jogo de domingo por um tempo a mais com você.
Escolha um homem que vai acha-la linda quando você acordar com a cara toda amassada e o cabelo todo despenteado e aquela que vai encarar com um sorriso suas crises de mau humor pela manhã.
Alguém que evitará que as lágrimas escorram pelo seu rosto mas que quando não puder evita-las que te ofereça o ombro pra você chorar.
Escolha alguém que saiba Sorrir de você, com você e por você.
Alguém que depois de te fazer raiva te faça cócegas até você começar a soluçar de tanto rir.
Aquele ou aquela que vai virar criança com você, que vai correr atrás de você no meio da rua, que vai dançar com você sem música, que vai virar palhaço, fazer guerra de travesseiro, bagunçar o seu cabelo mesmo sabendo que você odeia, que vai te fazer cafuné e dizer coisas sem sentido só pra não te ver triste.


Case-se com alguém cheio de defeitos, irritante que seja, mas desconfie dos perfeitinhos que não se despenteiam. Fuja de quem conta pequenas mentiras durante o dia. Observe o caráter, antes de perceber as caspas.
Case-se com alguém por quem tenha tesão. Principalmente tesão de vida. Alguém que não lhe peça para melhorar, que não o critique gratuitamente, alguém que simplesmente seja tão gracioso e admirável que impregne em você a vontade de ser melhor e maior, para si mesmo.
Para se casar, bastam pequenas habilidades. Certifique-se de que um dos dois sabe cumpri-las. É preciso ter quem troque lâmpadas e quem siga uma receita sem atear fogo na cozinha; é preciso ter alguém que saiba fazer massagem nos pés e alguém que saiba escolher verduras no mercado.
E assim segue-se: um faz bolinho de chuva, o outro escolhe bons filmes; um pendura o quadro e o outro cuida para que não fique torto. Tem aquele que escolhe os presentes para as festas de criança e aquele que sabe furar uma parede, e só a parede por ora. Essa é uma das grandes graças da coisa toda, ter uma boa equipe de dois.
Passamos tanto tempo observando se nos encaixamos na cama, se sentimos estalinhos no beijo, se nossos signos se complementam no zodíaco, que deixamos de prestar atenção no que realmente importa; os valores.
Essa palavra antiga e, hoje assustadora, nunca deveria sair de moda. Os lábios se buscam, os corpos encontram espaços, mas quando duas pessoas olham em direções diferentes, simplesmente não podem caminhar juntas. É duro, mas é a verdade. Sabendo que caminho quer trilhar, relaxe!
A pessoa certa para casar certamente já o anda trilhando. Como reconhecê-la?
Vocês estarão rindo. Rindo-se.
Curta mais o seu amor.