Brasil

Brasil

7 de outubro de 2014

HÉRNIA INGUINAL


 Introdução

 Uma hérnia inguinal é a presença de um abaulamento semelhante a um caroço que aparece perto da virilha. Este caroço aparece quando uma porção do intestino “escapa” por uma área de fraqueza na parede abdominal chamada de canal inguinal. O canal inguinal é uma passagem natural através da parede abdominal, perto da virilha, e (nos homens) serve como uma rota normal para os testículos descerem em direção ao escroto, antes do nascimento. Após o nascimento, este canal tende a se fechar, não permitindo a passagem do intestino por aí. Mas no caso da hérnia, esta passagem mantém-se aberta, deixando-o livre.

 Há dois tipos de hérnia inguinal:

 ·       Hérnia inguinal direta. Este tipo acontece principalmente em homens na vida adulta, quando uma parte do intestino sai através de uma fraqueza nos músculos abdominais, perto da virilha. Aproximadamente 2 por cento dos homens experimentam este tipo de hérnia inguinal durante a sua vida.

·       Hérnia inguinal indireta. Este tipo normalmente acontece em crianças do sexo masculino no recém-nascido ou no início da infância (mas pode também ocorrer na vida adulta). Acredita-se que a hérnia inguinal indireta seja causada por um problema no qual a entrada do canal inguinal (que normalmente fecha durante a época do nascimento) permanece aberto. Esta condição afeta 1 a 2 por cento dos recém-nascidos.

 As Hérnias Inguinais podem afetar um ou ambos os lados da virilha. Na vida adulta, uma hérnia inguinal pode aparecer depois de atividades que aumentam a pressão dentro do abdome incluindo o levantamento de peso, uma tosse persistente, ou durante a micção (urinar) ou defecação.

 Nota: Nas mulheres, uma hérnia femoral (que ocorre pouco abaixo da virilha) pode causar um abaulamento e estender-se até a porção superior da coxa. Numa hérnia femoral, uma porção do intestino extravasa pela passagem que normalmente é usada pelos grandes vasos sanguíneos (a artéria e a veia femoral) quando eles passam pelo abdome até a perna. As hérnias femorais são muito comuns em mulheres obesas que tiveram vários filhos. Elas não são hérnias inguinais, embora elas apareçam perto da área inguinal.

 Quadro Clínico

 Uma hérnia inguinal ou não produz nenhum sintoma inicialmente, ou pode causar simplesmente uma sensação de peso na virilha (especialmente durante longos períodos na posição de pé). Como a hérnia cresce, ela pode causar uma protuberância anormal debaixo da pele, perto da virilha, e esta protuberância pode ficar progressivamente mais incômoda ou pode ficar sensível ao toque. Com o aumento da hérnia em tamanho, uma porção do intestino herniado pode ficar encarcerada (ficar presa e tornar-se incapaz de voltar para o abdome). Se isto acontecer, há o perigo do intestino encarcerado se torcer e tornar-se estrangulado (reduzir o fluxo de sangue que o alimenta e morrer). Isto causa dor intensa e requer tratamento cirúrgico imediato.

 Diagnóstico

 O médico revisará seus sintomas e sua história médica. Ele irá te perguntar quando foi aprimeira vez que você notou o caroço em sua virilha, se ficou maior com tempo, e se ele é doloroso.

 Aproximadamente 70 por cento das hérnias inguinais podem ser identificados através da palpação simples (o toque de um cirurgião geral – que é o médico que avalia as hérnias). Durante o exame físico, o cirurgião irá procurar uma protrusão anormal próxima à sua virilha e também apalpará a área para se certificar se há uma “massa” no local. Freqüentemente, a hérnia quando está “para fora” pode ser empurrada temporariamente de volta ao abdômen com uma pressão cuidadosa. Ele também pode lhe pedir para tossir ou assoprar com a boca fechada que pode fazer a hérnia ser vista e sentida mais facilmente.

 Em alguns casos, o cirurgião pode precisar confirmar o diagnóstico com um exame de ultra-som de sua região inguinal, executado tanto na posição de pé como deitado. Neste procedimento, serão usadas ondas sonoras indolores para distinguir uma hérnia de outras causas de caroços na área da virilha, como um linfonodo aumentado ("íngua"). Antes da cirurgia, é muito difícil de diferenciar entre uma hérnia inguinal direta ou de uma indireta em homens.

 Prevenção

 Hérnias indiretas em meninos jovens são um problema congênito que não pode ser prevenido. Para reduzir o risco de hérnia inguinal na vida adulta, você pode:

 ·       Manter-se com um peso corporal normal.

·       Exercitar-se regularmente para fortalecer os músculos abdominais.

·       Evitar fazer muita força ao defecar ou urinar.

·       Evitar levantamento de objetos muito pesados.


Tratamento

Embora nem todas as hérnias precisem ser operadas, hérnias que causam sintomas ou estão ficando maiores devem ser operadas por um cirurgião. Enquanto se espera a cirurgia, alguns pacientes podem usar uma funda (contra-indicada por alguns médicos), um dispositivo que exerce pressão na hérnia e a mantém sob controle. Em pacientes que são candidatos ruins à cirurgia devido a problemas de saúde ou idade avançada, pode ser usada uma funda permanentemente.

 Há dois tipos de tratamento para as hérnias: a cirurgia aberta e a cirurgia laparoscópica. Geralmente são executados ambos os tipos com o paciente internado e leva aproximadamente uma hora para ser feita.

 ·       Cirurgia aberta. Aproximadamente 95 por cento de todas as hérnias inguinais são operadas através da cirurgia aberta com o paciente sob anestesia locoregional(bloqueio anestésico na espinha). Depois que uma incisão é feita na virilha, o cirurgião empurra o tecido herniado de volta ao local de origem e faz um reforço com suturas (pontos). Em muitos casos, um pedaço pequeno de uma malha sintética é usado para reforçar a área e impedir que a hérnia volte.

·       Cirurgia Laparoscópica. Embora este tipo de cirurgia exija anestesia geral, normalmente produz menos dor pós-operatória. Depois que o cirurgião fizer três incisões pequenas na parede abdominal, o abdômen é inchado com gás carbônico, e um laparoscópio (um instrumento de semelhante a um tubo com uma câmera de vídeo pequena) é inserido no abdome, auxiliado por instrumentos cirúrgicos através das incisões. Vendo através de um monitor de vídeo, o cirurgião puxa o intestinoherniado de volta ao interior do abdome e fecha o orifício da hérnia com grampos cirúrgicos e uma malha sintética. Embora este tipo de cirurgia pareça atraente a muitos pacientes, os cirurgiões não estão tão convencidos de que este método ofereça tantos benefícios em relação à técnica tradicional (aberta). Se você estiver interessado na cirurgia laparoscópica, discuta as vantagens e desvantagens com seu cirurgião.

 Qual Médico Procurar?

 Consulte um cirurgião geral se você tiver desenvolvido um abaulamento ou uma sensação persistente de peso na região da virilha. Nos bebês e crianças jovens, procure o cirurgião pediátrico prontamente se você notar um caroço na virilha da criança ou em seu escroto.

 Prognóstico

 Uma hérnia inguinal não irá se curar sem tratamento. Pode aumentar e causar aumento do desconforto até que seja operada. Hérnias não corrigidas podem causar obstrução ou estrangulamento dos intestinos.

 A cirurgia de hérnia é muito segura e bastante efetiva. Dependendo do local e do tamanho da hérnia e da técnica a ser usada, 3 a 10 por cento das hérnias podem retornar.

Na cirurgia aberta, o paciente pode retomar às atividades normais dentro de uma a duas semanas. Para as laparoscópicas, a recuperação completa leva geralmente uma semana ou menos. Depois de qualquer cirurgia de hérnia, o paciente deve evitar levantamento de peso durante seis a oito semanas (ou como o cirurgião orientar) para permitir ao músculo e tecidos curar completamente. 

Informações Policlin

----------------------------------------------------------------------------------
Um segundo texto só pra confirmação do primeiro, por outro especialista. 

O problema é mais comum em homens e tem a cirurgia como único tratamentoTire oito dúvidas sobre hérnia inguinal
POR LAURA TAVARES - ATUALIZADO EM 04/12/2013

Problema que ocorre na região da virilha, a hérnia inguinal é desconhecida pela maior parte das pessoas, embora, segundo o cirurgião do aparelho digestivo Pablo Alberto Miguel, membro da American Hernia Society, atinja 15% da população. Esse tipo de hérnia , mais comum em homens na idade adulta, ocorre pela insinuação dos órgãos abdominais, como o intestino, por um orifício até o saco escrotal, no caso dos homens, ou pelo canal pelo qual passa um ligamento responsável pela sustentação da vagina, no caso das mulheres. Com a ajuda de especialistas, esclarecemos as principais dúvidas sobre o tema. Confira.

         1. O que é hérnia inguinal?


Segundo o cirurgião gastroenterologista Fábio Hsu Tsu Kai, do Hospital São Luiz, hérnia é qualquer protrusão ou deslocamento do conteúdo abdominal por um orifício natural ou acidental. O termo "inguinal" indica que esse conteúdo passa pela parede abdominal na região da virilha. Ela pode ser bilateral, quando ocorre dos dois lados, ou unilateral, quando ocorre só de um lado. Ela também pode ser direta ou indireta. "A direta ocorre quando há um afrouxamento da musculatura e, assim, o extravasamento do conteúdo abdominal se dá por um simples oportunismo", explica. Já a indireta acontece quando o conteúdo abdominal passa para a bolsa escrotal por um ponto frágil, chamado anel herniário.

     2. Quais os fatores de risco?

"Pessoas que tiveram casos de hérnia inguinal na família estão mais propensas a ter o problema", diz Fábio. A hérnia inguinal também costuma acometer mais homens do que mulheres. Embora possa ocorrer em qualquer idade, ela é mais frequente na fase adulta. Neste caso, a causa mais comum é o enfraquecimento da musculatura abdominal, que ocorre naturalmente conforme envelhecemos.
No caso das mulheres, a hérnia se forma em um canal pelo qual passa um ligamento responsável pela sustentação da vagina. Já em crianças do sexo masculino, o problema está relacionado a uma persistência da musculatura no momento em que os testículos descem para a bolsa escrotal. Tal acontecimento deixa um canal aberto na região da virilha que permite a insinuação do conteúdo abdominal.

     3. Como se prevenir?

"A única maneira de prevenir a hérnia inguinal é evitando forçar a musculatura abdominal, portanto, não faça exercícios físicos muito pesados e consuma fibras para facilitar a evacuação", aponta o cirurgião do aparelho digestivo Pablo Alberto Miguel. Mesmo assim, isso não impede a ocorrência do problema, afinal, uma simples tosse já estimula os músculos abdominais.

4. Quais os sintomas?

Dor na região abdominal e um abalamento (como se fosse um caroço) na região da virilha são os principais sinais da hérnia inguinal, explica Pablo.

5. Quais as opções de tratamento?

"Como é um problema mecânico, a única solução é um procedimento cirúrgico que pode ser feito por corte ou por laparoscopia", esclarece Fábio.

6. Quais as possíveis complicações do problema?

De acordo com o cirurgião Fábio, a principal complicação da hérnia inguinal é o encarceramento e estrangulamento do conteúdo abdominal que entrou pelo orifício da parede abdominal. "Assim, uma alça do intestino, por exemplo, pode necrosar dentro dessa abertura, tornando a cirurgia muito mais complicada", afirma.

7. Como é a cirurgia?

Um comentário:

  1. Hernias igniais recentes e mais simples, podem ser curadas com uso de cintas fundas por alguns meses. O tecido muscular se regenera e fecha, não deixando mais parte do intestino passar.Os medicos não dizem isso, todavia deixam escapar que hernias sempre expostas e sem tratamento, podem ter a parte do intestino estrangulado pela regeneração do tecido muscular em volta. Ora, se há a regeneração natural desse tecido, ele tambem pode se regenerar com o intetsino para dentro via pressão da cinta funda.As mais faces de curar são as incidentais, como logo após um esforço ou pela pressão de gases abnominais de uma digestão. Por isso, para ajudar no tratamento e logo após a cura, evite esforços exagerados e use periodicamente medicamentos anti gases, como Simeticona e Dimeticona, preferencialmente liquidos. Notar que os atletas sempre usam suportes para praticar esforços, ainda que não tenham hernias.

    ResponderExcluir

"A arte de não adoecer"


Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos"

Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

Se não quiser adoecer - "Tome decisão"

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - "Busque soluções"

Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências"

Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - "Aceite-se"

A rejeição de si próprio, a ausência de autoestima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer - "Confie"

Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer - "Não viva sempre triste"

O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. "O bom humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia.

Dr. Dráuzio Varella

London - Julho de 2004

London - Julho de 2004

MEIO TUDO

"Li uma pequena mensagem outro dia que me fez refletir bastante a respeito das atitudes de muitas pessoas, as atitudes “meio tudo”. Afinal de contas, o que é “meio tudo”? São pessoas que nunca se comprometem 100% com alguma coisa ou sempre se colocam com uma postura de receio. Esse cenário é muito mais comum do que se pode imaginar, pode ter certeza disso. Eis a mensagem inspiradora que li… Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou as bata de uma vez. Porque por meias entradas entram meias felicidades".
Flora Figueiredo
Um dos cenários mais comuns onde se vê atitudes “meio tudo” está no campo dos relacionamentos, principalmente para os homens. Existem muitos homens que simplesmente retiram do seu vocabulário a palavra “compromisso”, fogem dessa palavra como um gato foge da água fria. Essa cena clássica pode ser resumida em uma palavra, MEDO. Medo do compromisso com uma garota. A grande maioria desses homens tem uma autoestima tão baixa que sabem que não conseguirão encantar e fascinar uma única garota por muito tempo, com isso, usam o caminho do “meio tudo” para xavecar com muitas garotas, querem aprender truques e mais truques para conquistar garotas, mas fica tudo na superficialidade, conquistam usando esses truques e depois de alguns minutos ou dias acontece algo muito simples, mas que praticamente todos esses caras não percebem. As garotas com que saem vão perdendo o interesse por eles naturalmente. Eles ligam e elas não atendem o celular, ou atendem e inventam desculpas esfarrapadas para não saírem com eles (o que concordo plenamente). Elas fazem isso para se livrarem de entrar em “barcos furados” e se arrependerem depois. Tudo isso é simplesmente resultado de uma atitude “meio tudo”. A maior parte das mulheres têm uma espécie de “sexto sentido” e percebem facilmente quando alguém está usando uma máscara, ou está só na base de truques baratos. O resumo dessa história é que esses caras ficam com uma, duas, três, dez, vinte mulheres, mas continuam sempre infelizes, porque ao invés de se entregarem por completo a alguém e com sinceridade, se usam de máscaras e truques que só levam a mais infelicidade. Essa é a dica que dou para os homens. Não queiram conquistar garotas usando truques! Isso nunca vai dar certo! Só se pode conquistar uma garota verdadeiramente e com todas as letras sendo você mesmo, sem máscaras, sem subterfúgios. A felicidade é um dos temas mais discutidos desde que o mundo é mundo. Mas o que eu digo é simples. A felicidade com certeza vem com muito mais facilidade para as pessoas que são sinceras e que não tem medo de ser quem são. Posso falar isso por mim mesmo. Quando eu era garoto tinha um enorme complexo de inferioridade, achava que os outros eram melhores do que eu, mais capazes do que eu, mais bonitos do que eu, etc. O resultado disso tudo é que eu não me sentia plenamente feliz. O que eu fiz foi uma reflexão profunda sobre a minha pessoa e fui vendo o que eu tinha de bom e de ruim, e fui me trabalhando. Tentando reforçar o que tinha de bom e eliminar pouco a pouco o que tinha de ruim. Sempre com muita sinceridade em relação a todos os meus sentimentos. E também aprendi a viver o hoje. Sempre falo nos meus textos que o hoje é a única coisa que existe, e é mesmo. Depois que mudei a minha filosofia de vida a felicidade bateu na minha porta e entrou pra ficar. Fiz comigo o que essa mensagem sugere, abri as portas da minha vida por completo, não deixei minhas portas entreabertas, assim posso afirmar que tudo na minha vida mudou. Essa é a grande mensagem que quero deixar hoje. Não vamos deixar as nossas portas entreabertas e eliminemos da nossa vida as atitudes “meio tudo”, atitudes “meio tudo” são para pessoas “meio tudo”. Vamos fazer parte do time das pessoas plenas e conscientes.
Por Isaias Costa

DEFINIÇÕES

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria. E só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois "Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

Acredite na vida!

Acreditar que a nossa vida não é melhor ou pior do que a de ninguém. Nunca sentir-se maior ou menor, mas igual. Fazer o bem sem olhar à quem e não esperar nada em troca, é uma maneira de encontrar a felicidade.

Procurar sorrir sempre, mesmo diante das dificuldades e não se envergonhar das lágrimas, diante da necessidade, é outra maneira de irmos ao encontro dela. Ser humilde, prestar favores sem recompensas, abrir as mãos e oferecer ajuda, é uma maneira de buscar a felicidade.


Chorar e sofrer, mas lutar e procurar vencer, sem deixar o cansaço te derrotar, nem o desânimo ou o preconceito te dominar, é uma maneira de ganhar a felicidade. Aprender à defender seus ideais e a amar seus semelhantes, à conquistar seus amigos pelo que é e não pelo que queiram que seja, é mais uma maneira de abraçar a felicidade.


Saber ganhar e saber perder, é uma rara conquista, mas você consegue. Tenha fé, acredite em Deus!!! Viva cada momento de sua vida como se fosse o último. Faça de sua vida uma conquista de vitórias, uma virtude e aproveite tudo o que ela te der como oportunidade. Mesmo sofrendo, sofra amando. Pois é através do amor que você encontrará as chaves para abrir as portas da felicidade...

"AME A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO"



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


xxxxxxxx

xxxxxxxx

Case-se

CASE-SE COM ALGUÉM QUE…

Case-se com alguém que te aceite exatamente do jeito que você é, alguém que te respeite e te ame mesmo cheio de defeitos, alguém que se mantenha calmo enquanto está estressado e que te escute quando ninguém mais parece ouvi-lo.
Escolha alguém que te acompanhe no jogo de futebol e alguém que deixaria o precioso jogo de domingo por um tempo a mais com você.
Escolha um homem que vai acha-la linda quando você acordar com a cara toda amassada e o cabelo todo despenteado e aquela que vai encarar com um sorriso suas crises de mau humor pela manhã.
Alguém que evitará que as lágrimas escorram pelo seu rosto mas que quando não puder evita-las que te ofereça o ombro pra você chorar.
Escolha alguém que saiba Sorrir de você, com você e por você.
Alguém que depois de te fazer raiva te faça cócegas até você começar a soluçar de tanto rir.
Aquele ou aquela que vai virar criança com você, que vai correr atrás de você no meio da rua, que vai dançar com você sem música, que vai virar palhaço, fazer guerra de travesseiro, bagunçar o seu cabelo mesmo sabendo que você odeia, que vai te fazer cafuné e dizer coisas sem sentido só pra não te ver triste.


Case-se com alguém cheio de defeitos, irritante que seja, mas desconfie dos perfeitinhos que não se despenteiam. Fuja de quem conta pequenas mentiras durante o dia. Observe o caráter, antes de perceber as caspas.
Case-se com alguém por quem tenha tesão. Principalmente tesão de vida. Alguém que não lhe peça para melhorar, que não o critique gratuitamente, alguém que simplesmente seja tão gracioso e admirável que impregne em você a vontade de ser melhor e maior, para si mesmo.
Para se casar, bastam pequenas habilidades. Certifique-se de que um dos dois sabe cumpri-las. É preciso ter quem troque lâmpadas e quem siga uma receita sem atear fogo na cozinha; é preciso ter alguém que saiba fazer massagem nos pés e alguém que saiba escolher verduras no mercado.
E assim segue-se: um faz bolinho de chuva, o outro escolhe bons filmes; um pendura o quadro e o outro cuida para que não fique torto. Tem aquele que escolhe os presentes para as festas de criança e aquele que sabe furar uma parede, e só a parede por ora. Essa é uma das grandes graças da coisa toda, ter uma boa equipe de dois.
Passamos tanto tempo observando se nos encaixamos na cama, se sentimos estalinhos no beijo, se nossos signos se complementam no zodíaco, que deixamos de prestar atenção no que realmente importa; os valores.
Essa palavra antiga e, hoje assustadora, nunca deveria sair de moda. Os lábios se buscam, os corpos encontram espaços, mas quando duas pessoas olham em direções diferentes, simplesmente não podem caminhar juntas. É duro, mas é a verdade. Sabendo que caminho quer trilhar, relaxe!
A pessoa certa para casar certamente já o anda trilhando. Como reconhecê-la?
Vocês estarão rindo. Rindo-se.
Curta mais o seu amor.